sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

J-pop -SMAP

Smap

"Sports and Music Assemble People"
SMAP é uma banda idol popular formada pela organização Johnny's Entertainment responsável também por Kinki Kids, Arashi, V6, KAT-TUN e outros. Composta por Masahiro Nakai, Takuya Kimura, Tsuyoshi Kusanagi, Goro Inagaki e Shingo Katori, SMAP apresenta uma notável longevidade em se tratando de um grupo manufaturado desde 1991 até os dias atuais.

Em 1987 Os rapazes da banda se conheceram e se chamando "Skate Boys", começaram como dançarinos para o grupo Hikari Genji (uma banda popular para a época)

Apesar de seu single de estréia ter sido lançado em 1991, a banda surgiu em 1988, originalmente com 6 membros. No entanto, Katsuyuki Mori deixou o grupo em 1996 para seguir uma carreira em corrida automobilística. O mais velho, Nakai, se tornou o líder do grupo.

Como na época de sua estréia, não haviam muitos programas musicais, o sucesso de SMAP não foi imediato. Aliás, a popularidade dos rapazes foi a pior entre os grupos do Johnny's Entertainment. Para mudar essa situação, Nakai resolveu pedir para a organização, um programa próprio onde apresentariam não só a música mas outras variedades, e fariam o público se divertir com as personalidades únicas dos rapazes.

O programa se chamava "I love SMAP" e foi através dele que a popularidade do grupo lentamente crescia.

1993 foi o ano de oportunidades para a banda. Lançaram um single de grande sucesso e Takuya Kimura participou de um dorama entitulado "Asunaro Hakusho" que deu asas para a sua carreira.

Depois disso, os membros do SMAP estrelaram filmes tanto individualmente como em conjunto e continuaram a lançar singles de sucesso. A canção "Yozorano Mukou" hoje está em alguns livros didáticos do Japão.

Em 1996, SMAP iniciou um outro programa televisivo, chamado SMAPXSMAP (ou SXS ou SmaSma), onde os rapazes cozinham, brincam, cantam, dançam, etc. Ele tem sido um dos mais famosos programas de TV no Japão desde quando começou. Nakai e os demais davam tudo de si em tudo, incluindo
escalar montanhas e outras atividades que nenhum idol já ousou. Com isso, a fama foi crescendo e como "O super grupo idol que faz qualquer coisa" eles passaram a participar de muitos eventos sendo até mencionados em mangás e panfletos turísticos.

Em 2001, houveram alegações de que Inagaki estivesse envolvido no tráfego. Ele retirou-se de suas atividades com o SMAP por um breve período.
No entanto, o incidente só aumentou a popularidade da banda e Inagaki retornou.
Em 2004, estrelou num drama sobre um banqueiro japonês morto em 11 de Setembro.

Os rapazes do SMAP são talvez os artistas mais famosos do Japão. Essa afirmação pode não estar completamente errada considerando que Nakai foi identificado em 2003 como sendo o mais alto pagador de impostos no ramo do entretenimento no Japão pelo Bureau de impostos nacional japonês. Nesse ano, ele esteve envolvido em pelo menos 4 shows televisivos simultaneamente, além de vários comerciais.

Masahiro Nakai é o líder do SMAP e um notório solteirão. Ele é conhecido pelo seu mau canto e tem participado de inúmeros programas de TV.

Takuya Kimura participou de muitos doramas de sucesso e tem sido considerado o "cara mais sexy do Japão". É um marido devotado e o favorito do AnAn por 12 vezes consecutivas. Em 1994 a síndrome Kimutaku (contração de Kimura Takuya) contagiou o Japão. Ele é considerado o melhor "Jeanista" do país e em 95, atuou no filme "Kimi wa wasurenai".

Tsuyoshi Kusanagi é fluente em coreano e foi consagrado o melhor ator dramático. Tem uma personalidade suave e sensível. Em 2005, fez um documentário sobre os órfãos da Tailândia que fora exibido num especial de SMAPXSMAP.

Shingo Katori é conhecido pelo seu uso do Inglês e pelo seu guia "English Berabera", publicado no seu nome.

Goro Inagaki tem o seu próprio programa televisivo noturno chamado "Goro's Bar".

SMAP lançou mais de 30 singles e dois deles (Yozora no mukou e Sekai ni hitotsu dake no hana) venderam mais de 1 milhão de cópias. "Sekai ni hitotsu dake no hana" continuou bastante popular um ano após o seu lançamento.

Quase em toda temporada nos últimos anos, é possível ver pelo menos um dorama que tem a atuação de um membro da banda. Na primeira temporada de 2004, Kimura e Kusanagi estrelaram os dois mais populares.

Em 2002, o grupo lançou a bebida (não-alcóolica) "Drink! SMAP" para promover um CD de mesmo nome.

Em 2003, 3 dos top 10 livros mais vendidos foram lançados por SMAP:
- First Essay (Kimura Takuya)
- English Berabera (Katori Shingo)
- Diet Shingo (Katori Shingo)



Créditos: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário